segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Por que parto normal Álissa?


Tá aqui o post que tava devendo..rs
São tantas coisas que aprendi nesses dois últimos meses que às vezes parece que vai dar um nó e não vou
conseguir compartilhar tudo da maneira correta.Mas vamos lá..começando pelo começo hehe

Desde que eu descobri esse universo do parto normal,eu me apaixonei! Não parei mais  de ler
sobre isso,pesquisar e trocar ideias.
Meu marido coitado,ah coitado não,ele tbm precisa saber e como..tá por dentro de tuuudo! :p

Pois bem! Devido a muitos mitos e medos criados em volta do evento parto o parto normal acabou sendo esquecido e passado pra trás.
Hoje só ouvimos falar de cesarianas e parece que o parto normal é anormal. Mas por quê né?
Como muitos sabem vivemos na correria atualmente,muitos compromissos e a questão "tempo" é
importantíssima. Para resumir e sendo bem sincera do que eu acho que acontece para o número de cesarianas ser tão alto,principalmeeente no nosso Brasilzão :
Se o nosso tempo é curto,imagina o dos médicos? Eles precisam de agenda..então pensa como é fácil e gostoso pra eles saberem a data de cada parto?Tudo ali,tudo certinho,tudo ok. Grana,pra que te quero mesmo?
Yeah...grana meu bem...gera mais pra eles,bom não é?
Cesárias são mais rápidas e eles não precisam atender ligações de madrugada quando uma paciente entrar em trabalho de parto..portanto,vão aos hospitais,fazem tudo ali e deu,prontos para irem para seus lares. :)
Tudo rápido e calculado. Porém,FRIO.

Esse assunto PARTOS envolve muiiiiita coisa. Abri meus olhos depois que conheci esse universo.
QUANTA COISA ESCONDERAM DE MIM? tá,to parecendo dramática,mas é mesmo meu amigo,
muita coisa eu não sabia e eu achando que sabia de muita coisa.!
Por isso quero compartilhar nesse blog minhas descobertas e quero me juntar as ativistas do parto normal e natural sim. Um movimento grande tá surgindo no Brasil.
Vou compartilhar videos e links. Não quero dar tudo de mão beijada tbm,pq aí a pessoa não valoriza,to certa ou to errada? Eu fui descobrindo aos poucos,pelo meu interesse e curiosidade e um MUNDO NOVO
foi se abrindo pra mim :)

O porque do parto normal,mesmo?
1)É o natural. É um processo fisiológico.

2)É o mais seguro. (Com exceção de alguns casos,não muitos.Em outro post falarei sobre as indicações reais e as fictícias para uma cesárea. 12 são reais,sendo 3 mts vezes diagnosticados equivocadamente e outras 3,casos especiais que devem ser analisados individualmente --- contra 96(!) indicações usadas por profissionais para realizar uma desneCesárea)

3)É bom pra mãe: recuperação rápida,liberação do hormônio oxitocina(hormônios do amor),que ajuda na recuperação do útero,dá um alívio e alegria imediata,fazendo tbm com que o corpo libere mais leite para sua cria.. Há a participação ativa no parto onde a parturiente não é apenas uma paciente deitada sem poder participar e tocar em nada.

4)Bom para o bebê : a criança merece nascer com respeito,com amor,da forma natural e no tempo dele,
quando ele estiver pronto.  Ele vai direto para o colo da mãe e tem o tão prazeroso e importante toque,o contato pele a pele.Ali já pode tbm encostar seus lábios no peito da mãe e treinar uma mamada rs...por isso que muitas vzs a amamentação se torna um pouco difícil pois muitas vezes o bebê passa muito tempo longe da mãe depois que nasce.
A passagem pelo canal de parto,faz com que os pulmões do bebê sejam massageados provocando assim a expulsão dos líquidos,sendo capazes então de limparem suas vias aéreas.Por isso a grande maioria dos bebês não precisam ser aspirados,mas como ainda é uma rotina hospitalar acabam fazendo.Portanto,se atente para isso mamãe ;)
5)É lindo. É poderoso. É transformador. É revigorante.

Tenho escutado frequentemente isso: Tenho medo do parto normal,tenho medo da dor. Tenho medo do dia do parto. Quero anestesia,quero tudo que tenho direito. Mas peralá..

Por que você mamãe não mergulha mais nesse fantástico mundo maternal? Veja a beleza de gerar uma vida e de dar à luz a seu querido filho. Por que vc já pensa na dor? Por que só pensa nela?

Ao invés de pensar na dor você poderia pensar assim: o momento de conhecer meu bebê está chegando. Meu corpo está dando sinais. Meu corpo e meu filho já estão trabalhando para o nosso encontro acontecer.
Curta a gestação. E curta quando iniciar seu trabalho de parto.
Pelo menos é assim que eu penso. É assim que me sinto:ansiosa para passar por esse momento.
De saber como realmente é...de ajudar meu filho a vir a esse mundo.

TODA MULHER É PODEROSA. Toda  mulher deve ser incentivada. Não podemos deixar que as pessoas digam que somos incapazes,que vamos sentir a pior dor do mundo e todo um bicho de 7 cabeças que falam por aí.

Estude. Se prepare mentalmente e fisicamente. Há massagens,exercícios e outros recursos terapêuticos pra deixar esse seu momento tão único mais confortável e prazeroso.

Conheça seu corpo. Seja ativa. Você precisa ser mais confiante pois...
A mulher foi feita pra passar por isso. Seu corpo foi feito pra isso. Tantas mulheres já conseguiram,pq você não vai conseguir? Seu corpo é uma máquina perfeita.

E lembre-se: seu corpo e seu bebê farão o trabalho deles e você só vai ajudar.O parto não deve ser encarado como sofrimento,mas algo valioso,benéfico e transformador.
Você é capaz. Eu posso. Você pode. Todas podem. 
:)

Livro recomendadíssimo: Quando o corpo consente. Aqui tem para baixar,caso ache melhor: http://www.das.ufsc.br/~mafra/O.Corpo.Consente.pdf

E o livro Parto com Amor: http://www.partocomprazer.com.br/

O parto pode ser, sim, um momento poderoso de transformação, alegria e prazer. Espero que este livro inspire muitas mulheres."

Gisele Bündchen, mãe de Benjamin e Vivian, nascidos em casa, com parteira
"O conhecimento é a melhor maneira para fazer uma escolha consciente de como trazer seu filho ao mundo"

Por hoje é só,mas depois compartilho mais sugestões para você se preparar desde já e se maravilhar com esse mundo. Não se contente com pouco. ;)
 Quer  mais? Blog da conceituada Dra.Melania -> http://estudamelania.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário