segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Que tipo de mãe eu sou?



Daquela que luta contra a maré..

Às vezes ser ignorante em algo é bom,no sentido de ser prático?Sim,é.
Mas ter conhecimento é bom também? Sim,muito melhor.
Por mais cargas que você tenha que carregar graças a esse 
entendimento adquirido.

Muita coisa aconteceu,muita coisa passou.Passei por diversas situações
que sempre me faziam pensar,realinhar as ideias,pensar em como expor e publicar 
aqui no blog.
O tempo foi passando...e o dia chegou.

Por quê eu coloquei no título que sou uma mãe do tipo que luta contra a maré?

Porque eu aprendi muita coisa,sempre tive vontade de ler e não ficar só no conhecimento
superficial sobre alguns assuntos.E aí o que acontece é que você conhece
os dois lados da moeda. Sabe o porque certa coisa é ruim e o porque dela ser boa.

E isso que tem muiiita coisa,mas muita mesmo que ainda não sei,não me interei totalmente.
Mas enfim..a partir do momento que você se interessa por algo e aprende mais sobre aquilo
sem dúvida chega o momento em que você tem que decidir qual postura adotará.

E vou citar os itens que fazem eu dizer que luto contra a maré:

-Me baseio nas orientações de uma Medicina Baseada em Evidências.
- Apoio ao parto natural e humanizado.
-Apoio a amamentação exclusiva até os 6 meses e em livre demanda ( sempre que o bebê pedir).E a continuidade da amamentação.
-Apoio a cama compartilhada.
-Uso do balde para o banho do bebê.Uso do sling.
- Criação com apego.Teoria da exterogestação e etc.
-Apoio a adoção.
- Criação dos filhos em tempo integral.
-Ideias Montessorianas.
- Metodologia da Escola Waldorf.
-Uso das fraldas de pano modernas (ecológicas).
- Restrição do uso da mamadeira e chupeta.
-Cuidados para a criação de bons hábitos alimentares.
- Valorização do brincar e não do robotizar.
- Valorização da leitura,da construção e do aprendizado independente.
-Restrição do uso da televisão,Ipads e afins até uma certa idade.
Entre outras coisas...mas tudo que faz parte desse mundo da maternidade consciente.

Sim,algumas coisas não faço exatamente como eu gostaria.
Ainda estou tentando tirar a chupeta,que meu filho ainda usa quando está irritado com a gengiva,entediado 
ou quando quer dormir sugando algo,que não seja o peito.
A mesma coisa em relação à TV. Mas estou tentando melhorar.Comprei um mordedor de raiz de Íris pro Viccenzo substituir a chupeta.
Tento brincar mais com ele,para que ele não fique horas com os olhos vidrados na telinha.As fraldas entrarão no mês que vem.

Não pretendo ser perfeita.Isso eu nem tenho como ser.Mas quero fazer meu melhor para o bem de meus filhos,da minha família.

Eu decidi ser mãe.Bruno decidiu ser pai.Agora é comigo e com meu esposo essa responsabilidade de sermos pais e educadores.
Abrir mão de certas coisas é inevitável,mas se é para um bem maior...

As pessoas não precisam me apoiar ou concordar comigo.Mas elas podem sim,me entender e me respeitar.

Bom...não coloquei as explicações de tudo que citei,até porque não daria,mas se você ficou interessado,que bom!
Comece suas pesquisas perguntando porque tal coisa e tal coisa são boas.
É rápido,é fácil e indolor :)
Depois que ler,avalie,absorva ou descarte algumas coisas.
Mas fique bem,fique feliz com que aprendeu. Tire suas dúvidas. 
Há diveeeersos grupos de apoio sobre cada assunto que citei.

Como falei hoje pra minha mãe: eu poderia ficar calada,fazer tudo do meu jeito por achar que falar vai ser chato e desagradável,ou por conveniência mesmo.
Mas não,eu prefiro compartilhar,prefiro falar e ajudar algumas pessoas. Prefiro continuar em frente.
Prefiro perguntar,pedir ajuda e aprender mais.

Críticas? Já recebi.A maioria não ouvi,só fiquei sabendo que falaram. Mas elogios? Muitos. Incentivo?Demais.
E é isso que me faz continuar. Saber que o pouquinho que sei posso ajudar alguém. E que posso fazer com que isso seja o elo pra
muitas amizades.
A maternidade é difícil. Pq não não nos darmos as mãos?

E como já me falaram: já te mostrei o caminho das pedras.Agora é contigo.

Agora vai fia! Qualquer coisa,dúvida,sugestão,pedido de ajuda,de consolo e carinho...to aqui!Contem comigo!









Nenhum comentário:

Postar um comentário