quarta-feira, 7 de maio de 2014

O grande dia: o dia do nosso parto.


E foi assim: numa bela manhã Viccenzo resolveu dar seus sinais e nasceu.Ponto.

Brincadeira. Pensei muito em como deveria escrever esse relato e pra falar a verdade

ainda não sei. É dificil pra caramba! Primeiro pq tenho um bebezico em casa,

e quando estou inspirada nem sempre posso parar e por tudo num papel.Segundo pq

é escandalosamente dificil escrever sobre algo que não tem explicação.Sobre

algo tão intenso.São tantas imagens,tantos sentimentos,tantas lembranças...aiai..




Mas vamos lá. Vamos ver que negócio sai disso aqui,rsrs.

Eu tinha duas DPPs (Data provável do parto), uma era dia 25/03 e outra 03/04.

A primeira contava pela data da minha última menstruação e a segunda pela primeira

ecografia.

Viccenzo nasceu dia 26 de março,às 13h39min.Em nossa casa.

Rodeado de amor,de calor,de conforto. Não vou falar aqui de toda a nossa trajetória,que
nos levou a tomar essa decisão,de tudo o que colocamos na balança,de todas as pesquisas
lidas,de tudo o que foi discutido nos grupos de apoio e informação,de todas as informações trocadas com médicos e com profissionais da área, com amigas,de tudo enfim. Basta dizer que analisamos, pensamos em algumas hipóteses,analisamos novamente,ponderamos e oramos. E tudo era tão claro e tão certo pra nós,que tomar essa decisão não foi difícil. A confiança que tínhamos era grande.Tudo era tão natural pra nós.Gestação de baixo risco,tudo certo,exames feitos, posição cefálica,tudo okay.

Claro,que da próxima vez estaremos em outra cidade,com mais opções,então,eu digo,foi uma decisão nossa e de nenhuma forma quero incentivar alguém para fazer dessa forma sem tomar os devidos cuidados e sem informação.

Mas... depois de tudo,ahh eu faria de novo! hehe Foi tudo tão perfeito. Parto que tive nos meus sonhos (pois eu sonhei com ele mesmo).


Pari meu Viccenzinho de uma forma natural,sem intervenções desnecessárias,com toda a força que uma mulher possui.
Parir é algo tão mágico que fica dificil falar sobre ele,às vezes só resta pensamentos e risos bobos.
Ok. Dói ? Dói,claro. (Se bem que tem mulheres que não sentem dor,apenas um desconforto,como dizem e eu conheço as benditas!) Dói,mas é uma dor diferente,que te leva pra dentro e depois te leva pra fora. Minha percepção: uma força surgia dentro de mim e crescia e crescia,
eu queria pensar em tudo e ao mesmo tempo não queria pensar em nada.Tanto é que fiquei chata,fiquei cheia de não me toques,rsrs

Fiquei tão EU. Eu ri em alguns momentos,mas em outros,eu era eu em transição.
Queria a todo tempo meu marido do lado. Não desgrudei dele. Coitado,ficou cheio de dores depois,rsrs..
Mordi,abracei,o afastei. E ele sempre calmo,sempre ali me apoiando. Me lembrando que eu tinha que abrir a boca,vocalizar,relaxar a mandíbula. Minha mãe lembrando que tinha que mudar de posição. Essa dor vinha,passava e voltava, e foi bem frequente,pois meu trabalho de parto durou muito pouco. Depois chegou o expulsivo. Que coisa boa! Aquela vontade de fazer força vinha
e libertava tudo que havia em mim ! Mesmo eu sem força durante as contrações (eu só queria dormir e dormir),na hora do expulsivo eu adquiri forças não sei de onde! E aquilo me libertava,me dava uma sensação maravilhosa. E um medo chegou a bater quando percebia que meu filho estava vindo,estava descendo e tava quase ali. Quis apressar. Não deveria. Deveria é ter deixado
o corpo fazer tudo ao seu tempo,principalmente pra evitar lacerações. Mas ok. Primeira experiência é isso aí..


Meu parto foi redondinho. Redondinho pelo fato de que a bolsa estorou bem no início,liquido branquinho,sem mecônio(não que haveria problema,se fosse líquido e não espesso). As contrações vieram logo pela manhã e seguiram bem ritmadas e frequentes.O trabalho de parto durou 4h!

Sim,só 4h,até agora não caiu a ficha rsrs.. Vico nem roxo nasceu (que é a coisa mais normal do mundo), saiu e já chorou,sem cordão enrolado (que também não haveria problema nenhum,estando os batimentos dele ok) e depois ficou tranquilão,só me olhando. Ah,a placenta saiu depois de 5minutos,inteirinha,liinda. Linda demais.Só não consegui amamentar na primeira hora de vida dele.. meu colostro demorou pra sair, tive problemas com o bico do seio,pq não tenho bicão e etc,mas isso é outro assunto. E só não consegui dizer que não tive laceração :l pois tive, mas tudo bem,agora to 100 % e melhor que antes =D Moro a duas quadras do hospital,depois do parto eu descansei e fui pra lá.


Curiosidades do nosso dia 26 :

-O tampão começou a sair aos poucos...10 dias antes do parto.Saia uma coisica de nada.

- Dia 25 fui dormir com dor,cólicas chatas,mas não dei bola,afinal,desde o 7'mês tinha vários sintomas..

-Acordei com dor.. pedi pro Bruno esquentar uma bolsa de água quente antes dele sair pro trabalho..fui ao banheiro,

fiz xixi...Voltei pra cama. Voltei pro banheiro...estranhei pq tive uma "limpeza" logo de manhã haha..

voltei pra cama. Li entre dores o poema Gravidinha Amarela. Que fala sobre parto,rsrs.

-Senti a calcinha úmida, levantei da cama e pensei : imagina eu só por o pé no chão e o xixi sair?

-Pisei no chão,eu ia correndo pro banheiro,mas assim que saí do quarto e pisei no chão da sala senti um xuáaa..

ops! Olhei em volta,o chão todooo molhado! ahaha que delícia! Fiquei atônita.

-Pensei: o que?! tá acontecendo comigo?!! Eu vou parirrrr!!!! =DD Fiquei rindo toda boboca rsrs




-9:30 foi quando a bolsa estorou. Fui pro quarto gravei um videozinho..rsrs

-Liguei pro marido... "Amorzinho, o chão da nossa sala está toodo molhado.." Ele achou que eu tivesse feito xixi haha

-Falei pra ele que não precisava se preocupar,que poderia voltar pra casa lá pelo meio dia..

-Uns minutos depois liguei e no meio de uma contração tentei falar pra ele vir logo... ele veio correndo :)

-Foi tudo muito rápido. Foi correria pra encher a piscina,preparar as coisas,coisas que eu tinha deixado separado na malinha do parto..

e eu me agarrei no Bruno e não queria que ele saísse de perto de mim.

-Eu perdi a noção do tempo. Mas uma coisa eu percebi: as contrações estavam muito próximas uma da outra e Viccenzinho chegaria logo.

-Não cheguei a usar o doppler. Na real,nem senti necessidade. Nem queria saber da dilatação.A coisa rolou de uma maneira absolutamente

natural. Eu estava absolutamente tranquila e segura. Eu sabia que tudo estava correndo bem.Segui o fluxo...

- Eu me senti no meu ninho. Podia fazer o que queria,podia falar o que queria,comer qualquer coisa,ficar em qualquer canto e me mexer de várias formas.

-Tomei água,comi chocolate e não lembro mais o que..rs

-Usei a bola suíça embaixo do chuveiro. Mas não fiquei muito tempo. Fiquei sentada na privada (o que gostei),mas não pude ficar

muito tempo rsrs. Deitei no colchão,mas não fiquei muito tempo. Fui pra piscina,na água quente. Ahh, ali eu fiquei todo o tempo.

-Eu tava com sono.Com muiiito sono. Minha mãe e meu marido me ajudavam a trocar de posição.Uma hora eu não queria que ninguém falasse.Outra hora eu queria responder,queria falar também,mas não conseguia. Eu me fechei. Fiquei só comigo.

-Fiquei deitada na piscina.Depois procurei ficar em quatro apoios,que era como eu queria parir,mas aí no final,

eu sentia que tinha que mudar de posição,sei lá, parecia que se eu ficasse de pé seria melhor,parecia que ia ajudar

meu bebezuco nascer. E foi aí que eu pari de pé! haha... pois é.

-Senti o tal do círculo de fogo.Foi mais uma ardência. E nem foi tão ruim assim.

-Viccenzinho nasceu com 3.100kg,medindo 48cm. Hoje está com 4.900kg e mede 56cm. Está mamando só no peito =)

A cena mais linda:

Quando Vico estava prestes a sair,eu senti uma força muito grande. Eu senti tudo ser liberado e extravasado ali naquele momento.

Parecia que eu via a cena toda de cima. Parecia que eu estava fora e ao mesmo tempo tão dentro.Eu realmente me senti perto de Deus. Esse momento...não tem como explicar.

Quando ele saiu (o que foi uma sensação maravilhosa), meu marido o pegou e me entregou. Naquela hora o mundo parou. Parecia um

filme. Essa cena nunca vai sair da minha cabeça. Eu fitei aquele rostinho lindo,aquele corpinho gostoso,quentinho e o abracei.

Lembro de ter falado "oi meu amorzinho. Nós conseguimos!" De pé,meu marido do lado,emocionado,os dois olhando aquele bebê lindo.

Eu não conseguia acreditar que tudo tinha sido tão rápido.E tão intenso. E tão divino.

Ele estava ali. Comigo! O meu filhinho amado.

Sentei e fiquei na água quentinha por mais uns minutos. O pai esperou o cordão parar de pulsar.Cortou.Logo a placenta saiu.

Coisa mais linda.Árvore da vida.

Fato:

Tenho pra mim que a minha dilatação rápida se deu ao fato,como eu já tinha falado antes,de eu estar no meu ninho,aquele ambiente era

bom pra mim,era seguro e tranquilol.Eu estava em paz.Por isso eu acredito firmemente que o preparo físico é sim muito importante mas

o preparo psicológico,ah esse sim,esse foi o mais importante pra mim. Porque eu estando calma, meu corpo fez todo o trabalho que tinha que

fazer,seguiu seu ritmo. Por isso,vc tem que querer isso,desejar isso.

E eu sempre ouvia mulheres falando que depois que nasce esquece tudo,a dor passa na hora. E é a mais pura verdade.

Até hoje quando me perguntam se dói e como foi.. é incrível mas eu não consigo lembrar exatamente como foi essa dor.

Sei lá..tenho que me esforçar pra tentar lembrar da intensidade dela. O que eu mais lembro foi da força,do poder que sentimos.

Eu lembro da alegria.

Eu lembro da vida!




PS: mulheres! e homens também,se informem! Minha dica: o livro Quando o corpo consente, videos e textos de Ina May Gaskin,grupos no facebook como Parto Natural,pesquisas atuais e por aí vai..

Que todas possam ter um momento lindo e sublime :)
















6 comentários:

  1. Minha amiga gringa do meu coração! realizaste um grande sonho! E acredite, teu sonho foi tão intenso que contagiou a mim também. Quando tiver outro bebê vou chamar uma doula particular para me ajudar ;) Hoje eu sinto que preciso me completar como mulher, e entendi que só irei conseguir se parir da maneira que tu pariu também. O Vico veio para trazer muita felicidade e luz para todos que o rodeiam! te amo! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que deliciiiaaaaaaaaaaa Alissa!!!Nossa babei no seu relato! que historia gostosa e segura, amparada....parto e tudo de bom ne?? como diz o meu marido "e tudo mto simples" e ele so descobriu essa simplicidade quando parimos em casa! Agora ele não quer outro lugar...nem eu!
    Parabens querida!!! e pro Bruno tb! que venham mtos outros como esse....deliciosos, intimos, genuinos, poderosos!!!! bjussss

    ResponderExcluir
  3. To boba com os comentários gurias! Vocês não sabem como isso é bom e importante pra mim :) Fico sem palavras..rsrs
    Vocês são demais.. um beijao!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha muito preconceito sobre o parto normal, acredito que na maior parte do tempo é medo. Pois não tinha nenhuma informação, e agora procurando e vasculhando na internet vejo o quão maravilhoso e sadio é, tanto para a mãe quanto para o bebê! Não estou grávida e tbm não tenho filhos, mas dentro do meu coração já nasceu o meu bebê sinto isso muito forte, e quando o seu corpinho começar a crescer dentro de mim tbm quero que seja o mais natural possível. Parabéns pra você e para seu pequeno!!

    ResponderExcluir
  5. Bruna Pedroso, obrigada pelo comentário !
    Fico feliz que tenha mudado de ideia :)
    Realmente é o melhor tanto pra mãe quanto pro bebê,que são nossas preciosidades né? E a melhor arma para o medo é a informação!parabéns por estar procurando isso e estudando mais sobre o assunto !
    Volta aqui pra contar da gravidez tá? hehehe

    ResponderExcluir
  6. Mulher chorei com teu relato, eu só tive um BB como vc sabe, foi normal mas assustador na época tínhamos pouca informação, por mais q eu tenha feito curso de gestante, mais 29 anos não existia internet, nossa emocionada de verdade, aqueceu meu coração.

    ResponderExcluir